sábado, 5 de abril de 2008

S O S FANADO - DR. JOSÉ MOTA SANTOS

From: Jose Mota Santos <jmotasantos@uol.com.br>
Date: 05/04/2008 10:25
Subject: S O S FANADO
To: geraldomotacoelho@gmail.com


"BLOG DO LALAU MOTA"

José Mota Santos

Lalau,


Vi em seu "blog" uma interrogação sobre o nosso rio Fanado. Confesso-lhe, talvez por ser mais velho e mais asseado que você, por conseqüência, ter me banhado mais naquelas águas, desde o "poço da barra" até a "cachoeira das almas", lógico, antes da poluição, que de há muito sinto necessidade de implorar um S O S para o nosso querido RIO.


A ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio NOBEL da Paz, há algum tempo lançou um projeto na esperança de serem plantadas um bilhão de árvores em todo mundo, condição para enfrentar o aquecimento da Terra.


Comandou ela, aos 66 anos de idade, um movimento intitulado CINTURÃO VERDE que, só na África já foram plantadas mais de 30 milhões de árvores.

Na ONU, durante encontro para falar sobre mudanças climáticas, disse ela: a missão é fácil, para quem consegue cavar um buraco, colocar uma árvore nesse buraco e aguá-la" ... e todos podem garantir que a árvore plantada sobreviva" ...


No Brasil, felizmente, são muitos os exemplos de inteira consciência ecológica, verdadeiro exercício de cidadania, que devem ser seguidos.

Em muitas cidades do interior do Brasil, já pipocam LEIS obrigando pais a plantarem árvores a cada criança que nasce. Na nossa capital, já é conhecido o "projeto de arborização urbana", para plantio de trinta mil árvores por ano, nos parques de Belo Horizonte.


A velha Diamantina, inspirada no projeto Verde Mais da cidade de "Pará de Minas", criou o Plantando Vida, cujos projetos consistem em presentear cada mãe que sai da maternidade, uma muda de árvore, para que seja plantada e cuidada permanentemente.


Tais projetos, monitorados pelas Escolas das duas belas cidades, hoje já tem parcerias com Instituto Estadual de Floresta – IEF, Corpo de Bombeiros, Hospitais (maternidades), etc.


Como é sabido, o benefício do plantio de árvores na área urbana, melhora o ambiente através da capacidade de produzir sombra, filtra ruídos, ameniza a poluição sonora, melhora a qualidade do ar, absorve o gás carbônico, ameniza a temperatura, etc, etc. Mas não é só. Também se faz necessário, com urgência, o plantio em todas as áreas desmatadas.


SO S "FANADO"

SOS "BOM SUCESSO" (ainda é tempo? ...
Resposta com a ACESITA )


Plagiando Kennedy, "não perguntemos o que Minas Novas pode fazer por nós, mas o que podemos fazer por Ela".


Trilhar boas idéias, necessárias e úteis, não faz mal e não engorda. Arborizar as margens não só do FANADO, também do Bom Sucesso e de seus afluentes, principalmente, em suas cabeceiras, exigir do poder público melhor fiscalização nas irrigações, principalmente na cultura do café na cabeceira do Fanado.


Não importa se é Plantando Vida, Uma vida uma árvore, Verde mais, vamos plantar árvores, esverdear nossa Cidade e município. Despretensiosamente, podemos sugerir que no ato do registro de nascimento da criança, o pai sairá do cartório, sabendo que a cidade vai ganhar uma árvore com o nome do filho. No batizado, os padrinhos presenteariam o afilhado, com duas árvores (em nome padrinho e da madrinha), a serem plantadas antes da cerimônia, com certidão do pároco, (sob pena de excomunhão). Quem sabe, ainda este ano nos festejos de Junho, na bela data do dia 25, seria dado início ao mutirão verde com a presença do "Minasnovense" (ausente), data propícia para o visitante, lá chegando, "cavar um buraco, colocar uma planta nesse buraco e aguá-la durante os dias de sua permanência na cidade".


Já pensou árvores do cerrado, como ipês (branco, amarelo, roxo), Jequitibá, Peroba, outras como cajueiros, mangueiras, limeiras, abacateiros, frutíferas ou não, plantadas aos montões. As minhas, plantarei todas, não mais para nascituros, mas com nome de pessoas especiais, como José João, Amélia, Elisa, Idalina, José, Maria, Terezinha, Alice, Domingos, Sebastião, Elias, Francisco, Ayrton, Isabel, Guilherme, Fernando, Afonso, Vicente, Fátima, Marcus, Martha, Carlos, Carolina, Ivan.


O Caryocar brasiliense, cariocaraceae, pequizeiro (para os íntimos) PY-QUI, do tupi py – pele, casca e qui – espinho, - nossa planta-símbolo - que na chegada do verão alvoroçam abelhas, pássaros, roedores e mamíferos do cerrado e nosotros, famílias inteiras a procurá-lo. Presente em todas as mesas, não importa a classe social. – nada mais gostoso que um pequi feito no fogão da casa de "Tia Lenda". Como fruto silvestre, não tem dono. Como as aves e os peixes o dono é quem os colhe, caça ou pesca. Dizem que é afrodisíaco e que durante sua safra aumenta o número de mulheres grávidas. Nasce, cresce e frutifica, apesar da hostilidade da terra e principalmente dos homens – a ele, por ser o mais importante, cuidados especiais: com banda de música deveria ser plantado aos milhares, pela ACESITA com supervisão do povo, fórmula de purgar seus pecados, que poderão ser perdoados, após plantar e cuidar...).


Se aceita a sugestão pela comunidade, com planejamento e coordenação, seriam convidadas as Professoras (sempre as melhores cidadãs) e seus alunos, a Igreja, os empresários, a Colônia Minasnovense, representantes da Agência do Banco do Brasil (bi-centenário) da Emater, da Epamig, da Acesita, etc, logicamente com o irrestrito apoio e entusiasmo do Poder Público Municipal – executivo e legislativo.


No mais, SONHAR É PRECISO.


José Mota Santos

03/abril/2008

observação:

Concordo com quase tudo que foi exposto acima, pelo ilustre primo, e louvo-o pela iniciativa de uma campanha que será, sem dúvida, uma GRANDE REVOLUÇÃO em defesa do nosso Fanado.
Quando ao fato de ser "asseado" ou não, lembro-lhe que somos, ambos, de origem sefaradina, portando MARRANOS, conforme éramos chamados pelos CARRANOS, estes sim, que representam uma raça que realmente é de imundos. Nós, pelo menos, nos "ablávamos" semanalmente nem que fosse no "Caxambu".
--
geraldo mota
http://geraldomotacoelho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog