segunda-feira, 14 de abril de 2008

CARTAS CHILENAS e CARTAS CHIBANAS!

Tomás Antônio Gonzaga

CARTAS CHILENAS

PRÓLOGO

Amigo leitor, arribou a certo porto do Brasil, onde eu vivia, um galeão, que vinha das Américas espanholas. Nele se transportava um mancebo, cavalheiro instruído nas humanas letras. Não me foi dificultoso travar com ele uma estreita amizade, e chegou a confiar-me os manuscritos, que trazia. Entre eles encontrei as Cartas chilenas, que são um artificioso compêndio das desordens, que fez no seu governo Fanfarrão Minésio, general de Chile.

Logo que li estas Cartas, assentei comigo que as devia traduzir na nossa língua, não só porque as julguei merecedoras deste obséquio, pela simplicidade do seu estilo, como, também, pelo benefício que resulta ao público, de se verem satirizadas as insolências deste chefe, para emenda dos mais, que seguem tão vergonhosas pisadas.

Um D. Quixote pode desterrar do mundo as loucuras dos cavaleiros andantes; um Fanfarrão Minésio pode também corrigir a desordem de um governador despótico.


Eu mudei algumas coisas menos interessantes, para as acomodar melhor ao nosso gosto.


Peço-te que me desculpes algumas faltas, pois, se és douto, hás de conhecer a suma dificuldade que há na tradução em verso.


Lê, diverte-te e não queiras fazer juízos temerários sobre a pessoa de Fanfarrão.


Há muitos fanfarrões no mundo, e talvez que tu sejas também um deles, etc.


... Quid rides? mutato nomine, de te

Fabula narratur...

Horat. Sat. I, versos

69 e 70.

DEDICATÓRIA AOS GRANDES DE PORTUGAL

Ilmos. e Exmos. senhores,

Apenas concebi a idéia de traduzir na nossa língua e de dar ao prelo as Cartas Chilenas, logo assentei comigo que Vv. Exas. haviam de ser os Mecenas a quem as dedicasse. São Vv. Exas. aqueles de quem os nossos soberanos costumam fiar os governos das nossas conquistas: são por isso aqueles a quem se devem consagrar todos os escritos, que os podem conduzir ao fim de um acertado governo.

Dois são os meios por que nos instruímos: um, quando vemos ações gloriosas, que nos despertam o desejo da imitação; outro, quando vemos ações indignas, que nos excitam o seu aborrecimento. Ambos estes meios são eficazes: esta a razão por que os teatros, instituídos para a instrução dos cidadãos, umas vezes nos representam a um herói cheio de virtudes, e outras vezes nos representam a um monstro, coberto de horrorosos vícios.

Entendo que Vv. Exas. se desejarão instruir por um e outro modo. Para se instruírem pelo primeiro, têm Vv. Exas. os louváveis exemplos de seus ilustres progenitores. Para se instruírem pelo segundo, era necessário que eu fosse descobrir o Fanfarrão Minésio, em um reino estranho! Feliz reino e felices grandes que não têm em si um modelo destes!

Peço a Vv. Exas. que recebam e protejam estas cartas. Quando não mereçam a sua proteção pela eloqüência com que estão escritas, sempre a merecem pela sã doutrina que respiram e pelo louvável fim com que talvez as escreveu o seu autor Critilo.

Beija as mãos

De Vv. Exas.

O seu menor criado...

--------------------------------------------------------------------------------------- "Escrever é sempre dizer por extenso. (...) a passagem à escrita, mesmo que gerada num impulso, implica uma certa solenidade. Verba volant scripta manent, as palavras esvoaçam e a escrita permanece (...). Ao escrever, estamos mais empenhados, somos mais definitivos, ficamos mais comprometidos. O escrito é como um freeze frame, imobiliza um momento histórico, um determinado espírito, uma força ou fraqueza do instante"

Pedro Mexia, in "Primeira Pessoa"

Muitos são os tipos de correspondências que este humilde escriba sabe que existe, dentre elas a velha e tão útil carta, uma modalidade que é também conhecida como missiva ou epístola e que pode ser enviada sob várias denominações, a saber:
- carta de amor
-carta comercial
- carta reservada
-carta de cobrança
-carta aberta
-carta-testamento
-carta-precatória
-carta-rogatória,
além de outras como
carta de baralho
carta náutica
carta de sesmaria
carta de aforria
carta-bomba
e muitas outras como a famosa
CARTA CHILENA
e uma nova modalidade de carta qua a partir de agora o nosso Blog vai publicar que se chamará
CARTAS CHIBANAS.
Aliás, ía-me esquecendo de uma outra modalidade de carta que já foi muito usada antigamente, mas da qual nunca me recorri, pois as mais célebres que conheço, além das "cartas chilenas", são atribuidas a grandes figuras da história com o próprio Tomás Gonzaga, Fernando Pessoa, Eça de Queirós e até ao Apóstolo São Paulo (Hebreus), que eram as famigeradas cartas-anônimas que já circularam em Minas Novas (muito inteligentes, por sinal) por não se saber a autoria -- pois são anônimas -- mas todos os que dela tiveram conhecimento sabiam ser redigidas pelo insuperável advogado Dr. Ataliba Pires César, pelo grande escritor e jornalista Nenêm César (Demóstene Cesar ou Gouvêa Fanadino) e pelo brilhante e culto advogado Dr. Laca Badaró, todos já falecidos, infelizmente.
Gostaria imensamente de ter a cultura e a inspiração que eram características daqueles ilustres minasnovenses, mas todos que me conhecem sabem que sou semi-analfabeto e que jamais seria capaz de produzir as referidas pérolas da crônica escrita de nossa pacata Minas Novas.
Entretanto, como admirador daquela arte, curioso e amante das tradições, tenho exemplares de todas aquelas saudosas publicações e vou reproduzi-las em meu Blog, como forma de saudosismo e em homenagem à memória daqueles pioneiros da luta democrática de nosso município, para que nossos jovens possam, também, tomar conhecimento que a corrupção e o mar de lama que infelicita a nossa terra não é coisa nova, remontando-se ao início do século passado.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog