S.O.S. FANADO
SOS é o sinal enviado em situações de emergência. É um pedido de socorro, geralmente emitido via aparelho de telégrafo ou de radio-comunicação, quando o navio, o avião ou qualquer outro tipo de embarcação está sob ameaça de algum risco ou que os passageiros estejam passando por situações de perigo.
Quando enviado em código morse consiste em três pontos (correspondente à letra S), três traços (correspondente à letra O) e novamente três pontos (· · · — — — · · ·) - oralmente diz-se "di di di da da da di di di".
Não significa Save our Souls ou Save our Ship como correntemente é dito e como muitos pensam, ainda, que foi usado pela primeira vez no náufragio do Titanic, mas porque a combinação dos três pontos seguidos de três traços seguidos de três pontos é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências.
História
Este sinal foi inicialmente adoptado pelo governo alemão nas regulamentações de rádio em 1 de Abril de 1905, e passou a ser um padrão mundial quando foi aceite na segunda International Radiotelegraphic Convention, firmada em 3 de Novembro de 1906 e tornando-se efetiva em 1 de Julho de 1908 (em substituição ao sinal CQD).
O primeiro navio a enviar um SOS por rádio foi o Arapahoe em 1909. Encontrava-se perdido ao norte do continente americano.
O fim do sentido original do SOS deu-se em janeiro de 1999 quando foi oficialmente aposentado o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas. A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália foi a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema. A Rádio Melbourne realizou a transmissão final em código Morse em seu Serviço Móvel Marítimo às 23:59 UTC do dia 31 de janeiro de 1999.
Atualmente a sigla SOS é muito usada – em todo o mundo -- para denominar campanhas a favor do resgate de espécies em risco de extinção.
AGONIA DO RIO FANADO
Quanto à agonia do Rio Fanado é URGENTE que tomemos alguma providência, sendo, portnto, da maior importância que todos os minasnovenses se conscientizem a respeito desta grave ameaça e procurem – de alguma forma – assumir o seu papel neste grande mutirão que está sendo proposto pelo conterrâneo DR. JOSÉ MOTA SANTOS.
Através deste Blog estaremos divulgando as ações pertinentes, bem como estaremos denunciando e alertando sobre os pontos desfavoráveis que podem prejudicar e até mesmo inviabilizar providências desta natureza, geralmente desestimuladas pelas autoridades irresponsáveis que se submetem aos caprichos do poder econômico.
-- LEMBRETE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário