domingo, 12 de julho de 2015

ARTE E RELIGIOSIDADE POPULAR




ARTE E RELIGIOSIDADE POPULAR

(Lalau Mota)

A arte e a religiosidade popular estão na alma da gente simples, no cotidiano dos que vivem no morro, no campo, na roça, nos aglomerados urbanos e nas periferias. São dois atributos naturais que brotam de dentro de cada um de nós, espontaneamente, naturalmente, como a água límpida da fonte que rola pelos regatos da vida, sem muito compromisso, quando esse líquido vital segue livre dizendo de sua fé, de sua esperança, da sua dor, de sua vontade de vencer e de chegar a algum lugar e o faz com muito mais intensidade e realismo, na sua imensa alegria de viver, mesmo diante das desigualdades, das injustiças e dos sofrimentos. Afinal, arte, para ser apreciável, tem de ser o fiel retrato da vida. E a vida é um dom que Deus concedeu, não somente às pessoas simples, mas também às pessoas mais instruídas e com melhores oportunidades sociais que precisam externar seus sentimentos, angústias e satisfações e nem sempre se deixam enamorar por coisas simples, singelas e delicadas. Não digo que estas pessoas, por serem mais aquinhoadas pela sorte, mesmo que mais exigentes, sejam elas mais cultas que aquelas, de vez que cultura é um vocábulo que cabe muitas interpretações e variados sentidos. Para mim o que importa, porém, no mundo da arte, nem sempre é a autoria, mas a mensagem que fica ou que leva em seu curso, assim como a água natural e pura que segue o seu destino sem qualquer necessidade de uma marca ou de explicar de onde vem e para onde vai. A arte, portanto, é expressão não só do “belo” mas, acima de tudo, da liberdade e do direito que todos nós temos de expressar tudo o que vai em nossa ALMA.
-

Nos últimos tempos, para a nossa felicidade, a Arte Popular tem alcançado posições de destaque que antes era privilégio da obra clássica, tradicional, bem enquadrada e rebuscada ou aquelas reservadas às produções encomendadas -quase sempre de gosto duvidoso ou incompreensível- mas que a crítica movida pela pecúnia lhe incensava e lhe concedia os créditos necessários para o alcance do sucesso mercantilizado, com suas curadorias e recomendações ditas “abalizadas e especializadas”.  E com essa providencial conquista, ganham todos os verdadeiros artistas e também o próprio mercado que se renova e se realimenta da arte, de vez que, a cada dia, sem sofrer o efeito da banalização, pelo contrário, se fortalecendo com o surgimento de novas possibilidades, em diferentes suportes e tendências, a arte se torna melhor, mais democrática e valorizada de forma justa e agradável.

Tem sido assim, aqui em Belo Horizonte, uma metrópole que se afirma como uma das capitais que, atualmente, mais cresce no sentido de oferecer espaços bem estruturados, diversificados e dignos para incentivar todas as artes e mostrá-las, com a pujança do sentimento mineiro. na sua inconfundível capacidade criativa de sentir, de observar, de pensar e de se expressar com as mãos, com a voz e, sobretudo, com essa magia, com a qual o povo montanhês, muito mais que qualquer outro povo, é capaz de administrar com o coração e mente no compasso do Amor, da Beleza e da Justiça.]
-
Neste espaço pretendo publicar algumas ideias, de minha humilde observação – embora leigo nessa seara – que espero poder contribuir no sentido de serem utilizadas como um roteiro artístico para aqueles que, de alguma forma, não têm tido a oportunidade ou a motivação de visitar museus, galerias e teatros.

Hoje vou dedicar meu tempo a duas importantes figuras de nosso cenário cultural. Uma delas – por demais conhecida pelos mineiros - é um homem dedicado às letras, das melhores que conheço, que é o escritor e jornalista OLAVO ROMANO, atual presidente da Academia Mineira de Letras. O outro, que ainda só o conheço pela belíssima arte, é o artista plástico CLÁUDIO ROCHA OLIVEIRA, os quais, muito sabiamente uniram seus esforços de verdadeiros mestres para nos brindar com essa expressiva e emocionante combinação de cores, poesia e fé:






Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog