sexta-feira, 24 de julho de 2015

SERAFIM DE ROXO


SERAFIM AMERICANO ROXO Nasceu no dia 12 de outubro do ano de Mil, novecentos e burrachinha e morreu, ou melhor, preferiu nos abandonar de uma vez por todas - desde que vinha aos pouco nos abandonando, sorrateiramente, desde que se mudou, de mala e cuia para a sua amada Toflotoni - fazendo-o num triste dia do ano atrasado. Mas o fato é o de que SERAFIM, sendo quem foi, de tão especial, que dele não precisamos de muitos rodeios para se dizer daquela sua bendita figura de quem jamais nos haveremos de esquecer. Era o nosso peterpan, o eterno rapazote que gostava de dançar, de jogar bola como ninguém e, principalmente, de colecionar namoradas em todos os lugares por onde andava. Nesse último quesito, certa vez, lá no boteco de Eva de Moacir, ele nos ajudou a contar nos dedos dos oito, que com ele, bebíamos algumas cachaças. E foi justamente por causa desse seu gosto, de namorar e de jogar bola, que ele resolveu ir-se embora de Minas Novas, onde já não encontrava muito encantamento. E partiu ele para aquela terra estranha, onde ninguém o conhecia. Lá ele ficou conhecendo um carpinteiro, de quem se tornou muito amigo, que era o "cão chupando manga" quando tomava umas pingas e se achava no direito de criar caso com qualquer um. Estava acontecendo uma quermesse, lá pelos lados do "PAU VELHO", onde eles alugaram um barraco e a festa estava da melhor. Havia uma fila para entrar no salão onde acontecia um forró e o amigo de Serafim, levando a namorada, furou a fila e já estava quase entrando sem pagar na portaria do "Caninha Verde", quando um baita dum porteiro o agarrou pela gola do paletó, para o impedir de entrar. E ele, então, muito cheio de si, assim disse para o brutamontes: - "Você sabe com quem está falando?" E o guarda: - "Num sei, nem quero saber". E o amigo de Serafim: - "Pois fique ocê sabeno que sou amigo do Serafim de Roxo, engenheiro-chefe da estação lá de Minas Novas, que é amasiado com Florina que é irmã da rapariga do Cabo do Poté". E com essa explicação, entraram ambos pro baile e dançaram até o dia amanhecer, como se fossem altas autoridades naquele animado lugar.
SERAFIM era alto, bem falante e gostava de se vestir bem. Não se sabe com quais intenções, o político MURILO BADARÓ, quando foi candidato a deputado estadual, pela primeira vez, arrastou o seu amigo Serafim para dentro de um aviãozinho teco-teco e foram os dois para Nanuque, onde se encontrariam com o candidato a deputado federal com quem seria feita a famosa "dobradinha". Esse tal candidato era o famoso PADRE PEDRO VIDIGAL, que era muito querido em toda a região do Mucuri. E a chegada de Murilo e Serafim, naquele campinho de Nanuque, foi marcado pelo entusiasmo da grande carreata que se formou até se chegar ao centro da cidade, sobre a carroceria de uma pick-up e Serafim, ao lado de Murilo, todos de terno e gravata, acenando para o povo. Uma outra multidão já os esperava em frente da Prefeitura, quando Murilo, surpreso, viu que o deixaram só e levavam foi o Serafim, nos braços do povo e saudando a todos com o seu chapéu de feltro, conduzindo-o, no ar, até o palanque que estava cheio de autoridades, que receberam-no como se fosse uma celebridade. Depois dos discursos costumeiros, foi dada a ele a palavra e ele, pegando o microfone, disse: "Mui obrigado pela recepicione, mai io não falar a lingua de ocês. Vou dar o meu lugar pro meu candidato Murilo Badaró para quem peço seus votos". As palmas e o foguetório foram ensurdecedores e Murilo, depois de apuradas as urnas, graças ao prestígio conquistado pelo companheiro de viagem, teve mais votos que o Padre Vidigal, naquela cidade de Nanuque, onde Serafim ficou tão querido que o Prefeito propôs mudar o nome da Rua Minas Novas, para Rua Engenheiro Serafim d'El Rocio.

Serafim é um desses raríssimos espécies de hoje em dia, como o  "pau de moer rapé" e ainda a "madeira que cupim não rói".

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog