sexta-feira, 31 de julho de 2015

"Coração", de Edmondo de Amicis


DE VOLTA ÀS AULAS, RECOMENDO AOS EDUCADORES QUE LEIAM E ADOTEM ESTE LIVRO EM SALA DE AULAS. EM QUALQUER ANO, CURSO OU ESCOLA. É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.



:



Esta obra, por mais de cinquenta anos ficou sem reedição no Brasil, sendo encontrados alguns exemplares – usados – apenas nos “sebos”. Trata-se de um livro conhecido mundialmente, mas que os nossos educadores preferiram desconhecê-lo e eliminá-lo do currículo escolar. Talvez porque seja muito bom e o que presta, aqui pra nós, não serve.

Felizmente é em boa hora que, depois de sair do “índex”,  algumas editoras resolveram voltar a editá-lo, entre elas a HEMUS- Ficção & Literatura.

Quando eu era ainda um garotinho de 10 anos, a minha madrinha e professora Dona Elisinha Borges me presenteou, em meu aniversário, com um livrinho deste e eu o guardei com muito cuidado, como uma relíquia, mas infelizmente eu o emprestei a uma pessoa pouco cuidadosa que dele deu destino ignorado. Fiquei muito sentido e, depois de muito tempo, consegui comprar, aqui em BH (Livraria do Amadeu) um que estava muito estragado e sem a capa original.

Agora, com a nova edição, volto a tê-lo em minha estante e não me canso de relê-lo. É uma obra prima que nos revela, após mais de um século de sucesso, que a verdadeira pedagogia é, e sempre será, aquela que se inspira na ética, no bom senso, no prazer de ensinar e na sabedoria de transmitir bons sentimentos para moldar e ilustrar o tenro caráter do ser em formação.


Sinopse:

Numa linguagem romântica e épica, Edmondo d’Amicis dá-nos uma extraordinária lição de ética e um belo testemunho dos princípios e dos valores que, 50 anos depois, dariam corpo à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passaram cento e vinte e cinco anos depois da primeira edição de "Coração". O significado e a importância que d’Amicis atribui a valores como a amizade, o caráter, as coisas conquistadas com esforço, a necessidade de aprender e de saber, a família, a coragem, a injustiça e a brutalidade do trabalho infantil estão evidenciados nesta obra, ainda que de forma subtil. Num tempo como este, Coração é seguramente leitura oportuna e indispensável, também para adultos. (in FNAC)

Opinião: 
Um livro que há algum tempo queria ler. Andei à sua procura durante alguns anos, até o encontrar na biblioteca. Trouxe-o para casa e li-o.

É uma ternura. "Coração" é nos narrado por um menino da terceira classe, de nome Henrique. Henrique narra o seu ano letivo: os colegas, os professores, acontecimentos. Tem um forte carácter moral, não há dúvida, mas tendo em conta a altura em que foi escrito, tal é completamente normal. O amor, a amizade, a verdade, a ajuda, a perseverança, a solidariedade, são valores que estão presentes na obra, através de histórias e acontecimentos, que depois tornam-se em reflexões de Henrique sobre os outros e sobre si mesmo.

Ao longo do livro são apresentados alguns contos, que são copiados pelos alunos ao longo do ano letivo, todos os meses. Esse contos são sempre sobre algum menino italiano, nobre de sentimentos: corajoso, amigo, perseverante, solidário. Muitos chegam a dar a vida por alguém ou alguma causa comum e nobre. É, enfim, uma exaltação destes valores, que deveriam ser o modelo dos alunos.

Gostei bastante da história. É simples e bonita. Boa para ser lida por crianças, jovens e adultos. Deu-me grande prazer observar o dia a dia das aulas de Henrique, pois deu-me um panorama da escola naquele tempo, algo que me fascina.

É uma história que é como um exemplo que se pretende seguir. Bastante simples, cheia de beleza e aquela pureza da infância, que devia durar para sempre.

Recomendo! 


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog