terça-feira, 21 de julho de 2015

ARTES, OFÍCIOS, PROFISSÕES E ATIVIDADES PRODUTIVAS




ARTES, OFÍCIOS, PROFISSÕES E ATIVIDADES PRODUTIVAS

Um município do porte de Minas Novas, com sua pujança natural, suas tradições, seu folclore, com seu invejável acervo do patrimônio histórico e artístico que deveria ser o maior orgulho da população, merece um olhar mais afetuoso, diligente e vigilante da população e, mais ainda, por parte da administração pública, tendo-se em vista uma política cuidadosa e mais efetiva para que toda este magnífico conjunto de riquezas possa a curto e médio prazo transformar-se numa poderosa fonte econômica de oportunidades de geração de emprego e renda e na plena consolidação desta evidente vocação para a moderna, ecológica e benfazeja indústria do turismo, em seus vários segmentos que nos dias de hoje se revelam e se destacam como a atividade econômica mais cobiçada, promissora e ideal em toda e qualquer parte do mundo civilizado. 

O Turismo, como atividade econômica, considerada como a INDÚSTRIA SEM CHAMINÉS, é responsável pela principal arrecadação do governo e fonte da ocupação de grande parte das populações de muitos países que hoje são verdadeiras potências econômicas. Essa atividade é tão rentável e de tão grande importância que, em números globais de arrecadação, já supera as cifras que envolvem as demais indústrias, inclusive a bélica, assim demonstrando claramente uma tendência auspiciosa, para o futuro do mundo, que é a nossa vocação para a paz e para o entendimento, a qual merece, cada vez mais, os nossos esforços no sentido de direcionar a esse segmento os tão desejáveis investimentos.


Contudo, além dos cuidados de proteção e de preservação dos bens imóveis e tangíveis que ainda restam, é da maior importância que se busque os meios para possibilitar o resgate de alguns bens materiais e, principalmente, de grande parte dos valores imateriais (não tangíveis) que se mantêm esparsos, em cada canto da cidade, todos escondidos ou arredios em razão de mil e uma desculpas que, como veremos adiante, não se justificam e nem mesmo podem ser admitidas como perdidas ou extraviadas.

A maior parte desses bens, principalmente os intangíveis representados pelas tradições de saberes (artes e ofícios), vêm sendo relegados ao esquecimento, ao desprezo e ao preconceito. Entretanto, como ocorreu em outras cidades históricas, é preciso que se estabeleça uma consciência no sentido de retomá-las, de vez que, sem elas, torna-se impossível a implantação de um bom projeto de revitalização e preservação de outras riquezas históricas de grande valor para o TURISMO.

Nesse sentido, existe hoje, na UFMG, na UFOP e outras universidades federais, departamentos especializados na formação, no treinamento e no desenvolvimento de projetos de restauro e de recuperação de antigas ocupações que foram se perdendo ao longo do tempo, tais como as de santeiro, de pixeleiro, de taipa de pilão, de ourivesaria, de lapidação, de sanfoneiros, gaiteiros, violeiros e muitos outros ofícios.

Muitas são as antigas profissões que hoje vão ficando menos procuradas, mas nem por isso já se tornaram obsoletas, descartáveis ou merecedoras de pouca consideração e importância. O exercício de qualquer uma das artes, ofícios e profissões, além de atribuir dignidade e cidadania, assegura a cada um que a pratica a tranquilidade de ter assegurada uma fonte de renda, a qualquer tempo e em qualquer lugar onde viva, sem a necessidade de se submeter às agruras do desemprego. O profissional autônomo, como o próprio nome sugere, é patrão de si mesmo e não precisa submeter-se às condições de emprego que, às vezes, são contrárias a seu próprio interesse, podendo livremente escolher o lugar que vai trabalhar, o horário e a sua equipe, se for o caso.

Mesmo nos dias atuais, com a introdução e a prevalência de novos costumes, de adoção de novas técnicas de produção e novos meios industriais, não se pode ver, em lugar algum por onde andarmos, a ocorrência de bons profissionais que estejam desempregados ou inativos em razão de falta de opção de trabalho. Não vemos, em lugar algum, a existência de alfaiates, pedreiros, carpinteiros, pintores, costureiras, cozinheiros, garçons, cabeleireiros, modistas e tantos outros oficiais de serviços, que já existem desde o tempo em que o mundo é mundo, que estejam em aperto financeiro ou procurando outra atividade para sobreviver.

Portanto, nunca é tarde para se aprender a “fazer alguma coisa útil”, para produzir algo que seja de utilidade e que tenha valor dentro de uma demanda que não para de crescer, sempre realimentada no mercado consumidor, no ritmo sempre mais ativo, dinâmico e expandido. Afinal, o trabalho dignifica o homem e quem não trabalha corre o risco de estagnar, de regredir e de desaparecer como pessoa e como gente. A ociosidade é péssima conselheira e é a mãe de todos os vícios. A preguiça, sendo uma doença curável, pode tornar-se a inimiga do sucesso. Alguém com potencialidade produtiva, mas que não trabalha, é como uma represa que não gera energia. A aranha - mostra-nos a natureza - vive é do que tece. A arte existe em tudo que movimenta, que encanta e que vive.



PROFISSÃO/ OFÍCIO
ABANADOR
ACENDEDOR DE LAMPIÃO
ACORDEONISTA
AFIADOR DE FACA
AFINADOR DE PIANO
AGENCIADOR
AGENTE CONSIGNATÁRIO
AGUADEIRO
AGUEIRO
AIO
ALAMBIQUEIRO
ALCOVITEIRO
ALFAIATE
AMA DE LEITE
AMANSADOR DE BURRO
AMANUENSE
APANHADOR DE CAFÉ
APONTADOR
ARMEIRO
ARRIEIRO
ASCENSORISTA
BANCÁRIO
BARBEIRO
BEDEL DE AUDITÓRIOS
BENZEDEIRA
BISCOITEIRO
BOMBEIRO ELETRICISTA
BORRACHEIRO
CAÇADOR
CAIXEIRO
CAIXEIRO VIAJANTE
CALCETEIRO
CAMAREIRA
CANOEIRO
CAPTURADOR DE RATOS
CARCEREIRO
CARPIDEIRA
CARPINTEIRO
CARREGADOR DE MALAS
CARREIRO
CARROCEIRO
CASTRADOR DE ANIMAIS
CELEIRO
CHAPELEIRO
CHARRETEIRO
COMETA
COPISTA
COPISTA DE DOCUMENTOS
CORTADOR DE CANA
COVEIRO
CURADOR
CURTIDOR
DATILÓGRAFO
DOCEIRAS
ELETRICISTA
ENGENHISTA
ENGOMADEIRA
ENGRAXATE
ENTREGADOR DE BILHETE
ESCAFANDRISTA
ESTENÓGRAFO
FERRADOR DE ANIMAIS
FERREIROS
FOGUISTA
FOTÓGRAFO
FOTÓGRAFO LAMBE-LAMBE
FRUTEIRO
FUNILEIRO
GARÇOM
GARIMPEIRO
GRUPIÊ
GUARDA-FIO
GUARDA-LIVROS
JORNALEIRO
LAMBEDOR DE SELO
LANTERNINHA DE CINEMA
LEITEIRO
LIMPADOR DE CHAMINÉ
MAGAREFE
MAQUINISTA
MARCENEIRO
MATA-CACHORRO
MECÂNICO
MENSAGEIRO
MODISTA
MOTONEIRO
MOTORISTA
MUCAMA
MÚSICO
OLEIRO
OLHEIRO DE RUA
OURIVES
OUVIDOR
PADEIRO
PANELEIRA
PARTEIRA
PASSADEIRA
PEÃO
PESCADOR
PIANISTA DE CINEMA
PINTOR DE PAREDE
PIROTÉCNICO
PIXELEIRO
PROTÉTICO
QUARTEIRÃO
REDATOR DE BILHETES
REMENDÃO
RENDEIRA
RESPOSTEIRO
SACRISTÃO
SALGADEIRA
SANFONEIRO
SANGRADOR
SAPATEIRO
SENTINELA
SOLDADOR
SORVETEIRO
TABELIÃO
TECELÃ
TELEFONISTA
TELEGRAFISTA
TINTUREIRO
TIPÓGRAFO
TIRADOR DE GOTEIRAS
VAQUEIRO
VENDEIRO
VERDUREIRO
VIOLEIRO





Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog