quinta-feira, 23 de julho de 2015

O CIDADAO, COMO OBJETO DO TOMBAMENTO HISTORICO





TOMBAMENTO DOS CIDADÃOS COMO PATRIMÔNIO MORAL
(Lalau Mota)

O “tombamento” dos bens históricos, com a justa e tão necessária preservação da memória, é um recurso que deve sempre ser valorizado e incentivado pelo poder público, pela sociedade organizada e por todos os cidadãos. Não existe história sem memória e um povo sem memória, portanto, é um povo inculto, sem identidade e sem propostas de futuro. O recurso do tombamento, portanto, deve ser utilizado no sentido de se registrar, em documentação própria, todos os bens culturais que de fato mereçam ser considerados de algum valor, no seu contexto comunitário, sejam imóveis, móveis, sítios, monumentos, documentos, publicações, paisagens, locais, conjuntos arquitetônicos, cidades e até alguns países, como um todo, a exemplo da Turquia, da Grécia e muitos outros. Esse cuidado é de uma importância tão incalculável, que estamos assistindo, no atual momento de nossa história, os fatos relacionados à questão econômica lamentável em que se encontra o Estado Grego, em que toda a Comunidade Europeia está empenhada em solucionar, de melhor forma possível, pois consideram que os problemas que afetam a Grécia, não é responsabilidade apenas do povo grego, mas de toda a humanidade que tem, naquele país, a origem da nossa civilização ocidental, a qual não pode correr o risco de ser afetada na sua memória e nos bens culturais que ali são preservados e que precisam ser protegidos, tendo aquele país como o fiel depositário de riquezas que são maiores que as que envolvem a própria economia e os interesses financeiros.
Contudo, um dos mais perfeitos objetivos do tombamento deve ser o de PRESERVAR A MEMÓRIA DOS CIDADÃOS e, para isto, é importante a organização dos MEMORIAIS PÚBLICOS onde se registrem todas as referências – que devem ser catalogadas – acerca das pessoas importantes da comunidade, as lideranças, os bons políticos, os pais e mães de famílias exemplares, enfim, de todos aqueles cidadãos de bem que mereçam a distinção e a honra de participarem do pavilhão histórico de nossa história.
Certa vez, em conversa informal com a saudosa Professora LÉLIA COELHO FROTA, quando estávamos no interior do “Sobradão” ali com o objetivo de fazer alguns levantamentos que iriam subsidiar um projeto de restauração daquele prédio, eu a serviço da Fundação Banco do Brasil e ela por indicação do IEPHA-MG, ela tomada de grande embevecimento diante daquele imenso conjunto de riquezas ociosas, fez-me um desabafo que até hoje não me sai do pensamento. Disse-me ela, naquela oportunidade: “De nada adianta a existência do bem material, físico, tangível, preservado e disponível se não houver a existência do bem principal que é a vontade humana e a sua determinação em agir a favor desse bem”. Portanto, a primeira providência em qualquer projeto cultural, antes de mais nada, é efetuar o “tombamento” das pessoas importantes para esta finalidade. Aquele desabafo tem um significado enorme, não somente em razão de seu profundo sentido filosófico, mas, também, pelo fato de ter sido feito por uma autoridade em todos os assuntos relacionados à cultura. A professora LÉLIA COELHO FROTA, como é do conhecimento de todos que são envolvidos nas questões culturais de Minas e do Brasil, foi por diversas vezes reconhecida como “expert” nesse segmento, sendo ela uma profissional da área de antropologia, de museologia e de curadoria de artes com ampla atuação junto dos principais organismos nacionais e estrangeiros.
Várias vezes, depois daquela época, tive a honra e a satisfação de estar em contato com a PROF. LÉLIA COELHO FROTA, a qual – apenas em razão da coincidência de nosso sobrenome – me considerava um seu parente, fazendo-o com muito gosto, tanto no seu endereço no Rio de Janeiro, como aqui em Belo Horizonte, onde a família dela mantinha um apartamento na Floresta (Rua Salinas), quando trocávamos de ideias sobre o folclore, sobre o artesanato e, principalmente sobe a cultura popular do Vale do Jequitinhonha que merecia dela especial predileção. Para mim, foi um golpe muito grande ver estampada nos jornais a infausta notícia de sua morte em 2010.
Para quem não teve a ventura de conhecer a saudosa figura dessa grande mulher, culta, alegre, amiga das artes e especialmente admiradora das belezas de  Minas Novas, publico abaixo o que está no GOOGLE:
Lélia Coelho Frota
Procurar imagens disponíveis
É autora de inúmeros livros sobre arte e cultura brasileiras.
Seu foco de estudo é a arte brasileira, pesquisando principalmente as manifestações da arte popular. Foi diretora do Instituto Nacional do Folclore da Funarte, atual Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Iphan, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
Em sua gestão à frente do INF, atual CNFCP, de 1982 a 1984, foi criado o programa Sala do Artista Popular.
Foi responsável pelas representações brasileiras nas Bienais de Veneza de 1978 e 1988 e curadora da exposição Brésil, Art Populaire Contemporain, no Grand Palais (Paris, 1987) e fundadora do Museu de Arte Popular Edson Carneiro.
Premiações
Foi agraciada com o Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro) em 1979, na categoria poesia e o prêmio Olavo Bilac pelo livro Menino Deitado em Alfa (Editora Quíron, 1978).
Livros Publicados
  • Mitopoética de 9 Artistas Brasileiros (Rio de Janeiro, Funarte, 1978);
  • Ataíde (São Paulo, Editora Nova Fronteira, 1982);
  • Mestre Vitalino (Editora Massangana, 1986);
  • Burle Marx: Paisagismo no Brasil (Câmara Brasileira do Livro/Brasiliana de Frankfurt, 1994) 1 ;
  • Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro (Editora Aeroplano, 2005).



Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog