quarta-feira, 8 de julho de 2015

UAB - UNIMONTES




Com o objetivo de democratizar as possibilidades de acesso para todos os interessados, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e da Capes, tornou público o Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, permitindo a participação dos municípios e das universidades públicas interessadas.

O resultado desse processo, publicado no Diário Oficial da União, em 20 de maio de 2008, conferiu à Unimontes a responsabilidade para oferecer os Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia. Os polos de apoio presencial selecionados para oferta desses cursos foram os seguintes: Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Lagoa Santa, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia.

Na extensão da UAB são oferecidos seis cursos: Educaçâo do Campo, Educação na Diversidade e Cidadania, Gênero e Diversidade na Escola, Relaçôes Étnico-Raciais, Educação Integral Integrada e o EJA - Possibilidades para Educar na Diversidade.
Unimontes vai ampliar cursos a distância dentro do Programa UAB

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai ampliar a oferta de cursos de graduação ministrados no modelo a distância, dentro da proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O anuncio foi feito pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, durante o 1º Encontro Regional de Articulação “Unimontes/Municípios – Oferta de cursos UAB”, realizado nesta sexta-feira (8/03), na sede da universidade.
O evento aconteceu no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), no campus-sede, e contou com a participação de prefeitos e secretários de Educação dos municípios da área de abrangência da Unimontes. A reunião contou também com a presença da vice-reitora da Unimontes, Maria Ivete Soares de Almeida, do coordenador geral de Inovação em Educação a Distância da Capes/MEC, Jean Marc Georges Mutzig, que proferiu palestra sobre o programa.
De acordo com o reitor, em seu pronunciamento, a Universidade criará novos cursos de graduação a distância, levando em conta as demandas dos municípios. Atualmente, a Universidade responde por 21 pólos do ensino a distancia no programa da UAB nas regiões Norte, Leste e Centro do Estado, além dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. As atividades no âmbito da Unimontes são coordenadas pelo Centro de Educação a Distância (CEAD).
4 MIL ALUNOS A DISTANCIA
Ao abrir os trabalhos, o reitor João Canela destacou os avanços alcançados pela Universidade na educação a distância, especialmente, no âmbito da UAB. Lembrou que a Unimontes já soma 4.095 alunos matriculados nos cursos oferecidos no modelo a distância. “Estamos construindo uma plataforma para duplicar as nossas ações na educação a distância”, afirmou o reitor, ressaltando que a competência e qualidade da universidade foi reconhecida pela CAPES e pelo ministro da Educação, Aluízio Mercadante.


Coordenadora de projetos do CEAD/Unimontes, a professora Maria Ângela Lopes Dumont de Macedo, enfatizou que os municípios deverão encaminhar à universidade os pedidos dos cursos que atendam às demandas das comunidades locais. Deverão ser criados cursos a distância que fazem parte dos cursos de graduação de licenciatura – modelo presencial – já ministrados pela Instituição. Maria Ângela citou os cursos de licenciatura de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia.

“Os municípios que reivindicarem a implantação de novos pólos dos cursos da UAB deverão oferecer infraestrutura necessária para isso”, acrescentou Maria Ângela. Conforme material explicativo distribuído durante o Encontro, a infraestrutura inclui salas de coordenação, espaço para reuniões, laboratório de informática e biblioteca. Também devem ser disponibilizados espaços acadêmicos, destacando sala multiuso (tutoria e videoconferência, entre outros fins).

Coordenadora de projetos do CEAD/Unimontes, professora Maria Ângela Lopes Dumont de Macedo explicou como deve ser os pedidos dos cursos
INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO – O coordenador geral de Inovação em Educação a Distância da Capes, Jean Marc Georges, ponderou sobre o crescimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ressaltando que hoje já são oferecidos mais de mil cursos a distância dentro do programa em todo o País.

Ele também destacou que a meta é criar novos cursos a distância, considerando as vocações econômicas das cidades. “A proposta é criar cursos que permitam o acesso das pessoas a uma graduação, e que elas tenham a oportunidade de trabalhar em seus próprios municípios de origem, sem ter que migrar para outras regiões”, finalizou Jean Marc.
 

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog