domingo, 17 de julho de 2016

CELUTA FIGUEIREDO COSTA

CELUTA FIGUEIREDO COSTA, professora, comerciante e fazendeira de Minas Novas, também foi grande líder comunitária e pioneira na participação feminina na luta política de nosso Estado de Minas Gerais, chegando a ter participado ativamente da campanha eleitoral e da eleição do Governador Magalhães Pinto, que por ela passou a ter justa admiração e afeto.
Combativa militante política da antiga UDN elegeu-se, em 1947, para o cargo de vereadora e presidiu a Câmara Municipal do histórico município, quando fazia corajosa oposição à corrente dominada pelo Dr. Chico Badaró ”interventor nomeado por Benedito Valadares (Ditadura de Vargas) que na ótica de seus opositores dominava – de forma predatória e coronelística - grande parte do Vale do Jequitinhonha”.
Mulher bem educada, elegante e prendada incentivou grandemente o convívio social e comunitário, sempre orientando vários jovens a adorarem as profissões de modistas, costureiras, alfaiates, bordadeiras, doceiras, marceneiros, gerando vários empregos diretos e indiretos em todos os segmentos importantes da economia local.
Desde quando ainda seus pais eram vivos, sua casa sempre foi uma verdadeira escola, na qual, inclusive, eram educados os filhos até mesmo dos chefes políticos da oposição. Nesse sentido, o próprio Senador Murilo Badaró gostava de se dizer um “discípulo de Dona Celuta”, tal era o gosto dela em poder informar e educar como uma grande mestra. Foi grande incentivadora das congregações religiosas, como as Irmandades do Santíssimo Sacramento, do Sagrado Coração de Maria e era uma das principais mantenedoras da Casa Paroquial, onde nada deixava faltar aos religiosos que ali moravam ou hospedavam. Nesse particular tem o reconhecimento de vários párocos e até mesmo uma manifestação pública do Bispo de Araçuaí que, durante uma visita pastoral à cidade, publicamente hipotecou os maiores agradecimentos, informando que sua missao eclesiástica não seria possível sem o apoio que recebia daquela comerciante minas-novense.
Como comerciante, exerceu seu comércio dentro da tradição herdada de seu pai, o CORONEL JOÃO ANDRÉ DA COSTA, priorizando o atendimento aos segmentos de melhor poder aquisitivo, com artigos mais sofisticados e da moda (tecidos, agasalhos, chapéus, calçados, artigos de arte e decoração, aviamentos, utilidades domésticas e mercadorias importadas). Contudo, mantinha depósitos anexos a seu estabelecimento, à parte, nos segmentos de material de construção (cal, cimento, portas, janelas, esquadrias, louças e ferragens), insumos agrícolas e de cereais, os quais revendia a preços módicos e em condições de prazo e parcelamentos bem favoráveis ao
público de menor poder aquisitivo, assim como uma pequena funerária que não visava lucros, atendendo até a indigentes.
Como fazendeira, uma das herdeiras de seu pai, proprietário de extensas glebas nas antigas Fazendas do Bonsucesso, do Riacho, da Rocinha e do Papagaio, promoveu por sua conta uma verdadeira “reforma agrária” distribuindo suas terras para os antigos “agregados” que ali tiveram a oportunidade de continuarem na atividade de criação de animais e produção de alimentos e grãos (feijão, milho, arroz, amendoim, algodão, mandioca, cana-de-açúcar, frutas diversas e outros) que ainda hoje muito contribuem no sentido de abastecer a feira do mercado local e são muitas as famílias que ainda ali vivem, trabalham e produzem.
TRE faz levantamento histórico sobre as mulheres eleitas em Minas
Levantamento do Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) mostra o quanto à participação da mulher na política de Minas se alterou nos últimos 60 anos. Nas eleições de 2008, foram eleitas no estado 51 prefeitas e 831 vereadoras. 

Em 1947, primeira eleição municipal realizada após a reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil, o número de vereadoras mineiras foi de 17, não tendo sido eleita qualquer prefeita. Esse levantamento do ano de 1947 pode não ser exato, pois há alguns nomes que constam das atas do TRE que podem ser masculinos ou femininos – o que não foi possível ser esclarecido. As estatísticas de eleitos por sexo em 2008 podem ser consultadas no site do TSE

Em Belo Horizonte, onde foram eleitas em 2008 cinco vereadoras (uma delas depois escolhida presidente da Câmara), nenhuma mulher se elegeu vereadora em 1947. Em 18 de julho de 1949, a escritora Alaíde Lisboa (PTN), que ficou como suplente nas eleições de 47, foi empossada como a primeira vereadora da Capital mineira. As primeiras deputadas estaduais mineiras foram eleitas em 1962: Maria José Nogueira Pena (PSD) e Marta Nair Monteiro (PDC). Já a primeira deputada federal foi Nysia Carone (falecida recentemente), eleita em 1966 pelo MDB (e cassada em 1968 pelo AI-5). A primeira senadora eleita por Minas Gerais foi Júnia Marise (PRN), em 1990.

Vereadoras eleitas em 1947 em Minas Gerais 

Águas Formosas – Laudelina Gonçalves Melo Costa (PSD)
 
Almenara – Angelina Pereira do Nascimento (PR)
 
Araguari – Hilda Ferreira da Cunha (PSD)
 
Ataléia – Malvina Bandeira Gazel (UDN-PR)
 
Brasília (Brasília de Minas) – Emília Teixeira de Carvalho Sobrinha (PSD)
 
Campo Belo – Ione Maia (PSD) e Jacira Vilela da Silva (UDN)
 
Campo Florido – Lucilia Soares Rosa (PSD)
 
Capelinha – Herminia Eponina da Silva (PSD)
 
Minas Novas – Celuta de Figueiredo Costa (UDN) 
Pirapetinga – Nilza Martins (UDN-PR-PSD)
 
Pirapora – Maria de Oliveira (PTB)
 
Recreio – Maria de Castro Gama Lima (UDN)
 
Sacramento – Paula de Graça Lima (PSD-PTB)
Santa Rita de Jacutinga – Rita Mendonça (PR)
 
Serro – Arlita de Lourdes Barbosa (PSD)
 
Varginha – Lucia de Carvalho (PSD)

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TRE-MG


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog