domingo, 2 de março de 2008

ANIVERSÁRIOS E OUTRAS AMENIDADES

ANIVERSÁRIO DE JUSCELINA




































Na foto acima, a garotada se refresca no Sítio, enquanto os adultos se preparam para o grande baile com duas fabulosas bandas.
(Na outra foto, Aparecida Mota com a sua cunhada JÚ)

Santinha, Juscelina, Durvalina e Gláucia. ====
















Na foto de cima, Juscelina com suas cunhadas. Abaixo, os filhos Gustavo, Thaís, Elisa e Cecília, ladeando a mamãe JUSCELINA que aguardava a hora de soprar as velinhas do lindo bolo de seu aniversário, transcorrido em 22 de dezembro.



















Aparecida Mota (de costas), Cecília, Rogério e Willyane ultimando a vistoria na varanda do sítio. ===
(Willyane é filha de Tião Figueiredo/ Durvalina. Ela é médica e trabalha no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, tendo vindo para a festa com seu esposo Cécero Fernandes)
Na foto acima, Celininha Coelho e Juscelina Coelho Perpétuo.
A primeira delas (na foto) completou primaveras (não digo quantas) no dia 23 de fevereiro.
























Juscelina completou 50 anos (neste caso eu só digo o número porque todos podem vê-lo no bolo), no dia 22 de dezembro, no mesmo dia em que também colheu mais uma primavera a sua irmã SÃOZINHA, que aparece nesta outra foto ao lado de seu irmão (um pouquinho mais novo do que ela, mas que é afilhado de carrego).





Festas de aniversário acontecem todo dia e ao comparecermos a esses agradáveis eventos, nos quais corremos sempre o risco de cometer exageros, é bom observarmos algumas normas da etiqueta social:
-- primeiramente, para comparecer, que nos sintamos convidados para a comemoração; em segundo lugar, se acaso o aniversário for de uma mulher, lembremo-nos de jamais querer perguntar pela idade e, em terceiro lugar, avaliarmos criteriosamente os apelos etílicos e gastronômicos, em nome da boa forma.

Portanto, cuidado com estes detalhes.

Avaliar a idade, muitas das vezes, torna-se menos importante que avaliar o equilíbrio que deve haver na relação peso (massa corporal) x altura, pois o dado apurado desta equação é que de fato pode representar uma resposta mais valiosa para definir o grau de vaidade e de preocupação que cada pessoa deve ter com a sua saúde.

Afinal, idade pouco importa e é a saúde que mais interessa!

Você se preocupa com o seu peso e a relação dele com sua altura?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m).

Utilize os campos abaixo para calcular o seu IMC:

Peso kg
Digite seu peso (em Kg) Ex.: 80 kg
Altura m
Digite sua altura (em m) Ex.: 1,80 m

Categoria IMC Peso Saudável equivale ao peso Normal.
Abaixo do peso Abaixo de 18,5
Peso normal 18,5 - 24,9
Sobrepeso 25,0 - 29,9
Obesidade Grau I 30,0 - 34,9
Obesidade Grau II 35,0 - 39,9
Obesidade Grau III 40,0 e acima

Seu IMC é de: ____ Kg/m2

Exemplo de como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC):

80kg / 1,80m x 1,80m = 24,69 (Normal)

IMC = Peso
(Altura X Altura)

Existem várias maneiras de perder peso. Uma delas é controlando o consumo de comida e bebida (dietas alimentares); outra é a prática regular de exercícios físicos. E uma outra que talvez seja a melhor delas é a dedicação ao trabalho árduo, o que será ainda melhor se esse exercício estiver relacionado a alguma atividade agradável e rentável: cuidar da terra, plantar, capinar, irrigar, adubar e depois colher. E, muito mais ainda, consumir alimentos saudáveis como os que se colhem na própria horta e no próprio pomar.

Seguindo fielmente esta receita, vemos aí na foto o casal Dim Rocha e Santinha Coelho cuidando do pomar na Fazenda da Mumbuca, unindo o útil ao agradável..
O carro-chefe da fazenda Mumbuca tem sido a produção do seu excelente café, porém ali se pode ver uma agradável diversificação de atividades, havendo um pouco de tudo: culturas temporárias de feijão, milho, cana-de-açucar, mandioca, e amendoim, além de horta, pomar e pastagens. Chama atenção a qualidade do marmelo que ali, graças aos tratos culturais de quem conhece os segredos dessa espécie, encontrou clima e solo adequados para sua cultura.

Aliás, é o município de Minas Novas todo muito favorável e vocacionado para a fruticultura, atividade agrícola que deveria merecer mais incentivos por parte do poder público e também de maior interesse do Banco do Brasil em abrir linhas especiais de crédito, principalmente no caso da plantação de marmelo que possibilita ao produtor uma renda em escala, ao agregar valores à sua produção, abrindo também vagas de trabalho, no caso de optar-se pela industrialização caseira. A excelente marmelada que se produz tradicionalmente no município, assim, poderá voltar a ser uma das principais atividades a estimular a economia de toda região.

Fica aí, portanto, uma dica de quem já trabalhou com crédito rural e que conhece palmo-a-palmo as terras da região.

Outra dica: fazer marmelada sem açúcar, para que os diabéticos - que também são filhos de Deus- não ficarem com água na boca. A produção dessa deliciosa iguaria, desta forma, conseguirá ótimos preços, pois não existe similar, até hoje, em nenhuma prateleira nem mesmo das casas especializadas em artigos dietéticos.
Uma outra observação muito importante: Na Fazenda Mumbuca -- que é modelo para a região ---, além dos tratos culturais das lavouras tradicionais é expressamente proibido o corte de qualquer árvore, principalmente de espécies nativas do cerrado como é o caso do PEQUI. Veja nesta foto a fartura que se obtém de uma única árvore de pequi, o milagroso pequizeiro que é tão perseguido pelas empresas de reflorestamento, como a própria ACESITA, que não permitem que os brotos dessa espécie vegetal vinguem no meio das imensas florestas do terrível eucalipto, ignorando totalmente as leis ambientais que regulamentam a preservação destas frutíferas.

Somente para se ter uma idéia de como seria benéfico o incentivo à produção/ coleta/ beneficiamento (sustentável) do pequi, como cultura permanente, resultando em divisas para o produtor rural: no mercado central de BH, agora em plena safra, um pacotinho com apenas 250 gramas de polpa da fruta -- que não precisa de ser congelada (não confundir com o óleo, que é uma outra delícia!) está custando, em média, R$ 6 reais, ou seja o quilo chega a ter o preço equivalente ao de filé bovino ou de picanha.
===========
Outra atividade agrícola que deveria merecer mais atenção e ser bem explorada na região é a cultura do caju. Na Fazenda do Papagaio pode-se verificar o quanto essa fruta se adaptou tão bem nessa propriedade, onde uma árvore ainda jovem tem produzido uma considerável quantidade dessa riqueza vegetal.







Na foto abaixo, Felipe Mota tentando cavalgar um de seus cavalos bravos, na Fazenda do Papagaio:



















==========================
CATARINA, ESTEFÂNIA E NILDA
NILDA no jardim do Sítio, em Timóteo - E no baile, com Lalau:
















JUSCELINA COELHO PERPÉTUO completou 50 em 22 de dezembro e a festa foi um dos eventos mais concorridos da cidade de TIMÓTEO (MG).

No sábado, durante todo o dia houve uma churrascada com um delicioso chope da Brahma tirado no capricho e em abundância, tudo servido por um batalhão de garçons, sob o comando de "chefs e maîtres", no lindo sítio que fica a poucos quilômetros do centro daquela progressista cidade do Vale do Aço e à noite, a partir das 10 hs. uma animado baile animado por duas arrojadas bandas (uma para a turma mais jovem e outra para os coroas que gostam de salsa e merengue) que durou até o dia de domingo amanhecer.

Estavam presentes todos os cunhados de Juscelina, irmãos do saudoso CESÁRIO PERPÉTUO, cuja memória era constantemente lembrada, pois aquela festa era um acalentado projeto dele, da qual ele fazia várias recomendações para não deixar de se realizar (pois tinha plena consciência de que seu estado de saude era grave e não permitiria a sua alegre presença no meio de nós). Contudo, lá estavam não só os seus familiares, assim como dezenas mais dezenas de parentes que vieram de varias localidades, mas toda a multidão de amigos que o Cesário deixou, tanto na região da Acesita, quanto no Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Aço, do qual foi presidente por vários mandatos. O Coronel-PMMG, César Perpétuo Iirmão de Cesário) veio de Patos de Minas. Dimas Perpétuo (diretor da COPERTAXI) veio de BH. Tarcísio Perpétuo, mais os outros irmãos vieram de Divinolândia, além de Maria, Salomé, Duia e Celina. César e Tarcísio formam uma dupla de violeiros de fazer inveja aos profissionais, já tendo participado de várias apresentações na TV e em rádios de todo o Brasil, além de excelentes cantores e repentistas. Celina, além de uma lindíssima e bem afinada voz, tem um repertório inigualável de modinhas antigas e de músicas de raiz, da melhor qualidade. Durante a festa deram vários shows que emocionaram os presentes. Havia convidados de B.Horizonte, Governador Valadares, Gonzaga, Caratinga, Itambacuri, São Domingos do Prata, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Marlieria, sem se falar, naturalmente, de Minas Novas que é a terra natal da aniversariante, de onde vieram muitos parentes.

ELISA MARIA MOTA COELHO MARQUES aniversariou no dia 06 de fevereiro mas a festança correu solta foi lá sua linda casa da praia de NOVA VIÇOSA (BA), onde seu marido (FIRA MARQUES), funcionário aposentado da Petrobrás curte sua bem merecida temporada de férias prolongadas exercitando o que mais gosta de fazer que é a pesca de barranco (ou melhor, de lajedos). Para a dieta de quaresma, veio de lá, para mim, uma boa quantidade de camarões já secos e descascados.
Nestas fotos, aparece ao lado da mamãe em plena convalescença da bem sucedida cirurgia que foi realizada para a recomposição de fratura sofrida no fêmur.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog