sábado, 22 de março de 2008









Divulgo, aqui as fotos de Mamãe na cerimônia de Lavapés, que foram enviadas pela minha querida e doce sobrinha GIOVANA. Emocionado e com muita satisfação que registro no meu Blog a mensagem enviada por Felipe, na qual também assino embaixo, fazendo minhas as palavras dele.



A SIMBOLOGIA DO LAVAPÉS

Durante a cerimônia os sacerdotes lembram o ato de Jesus de lavar os pés dos doze apóstolos na última ceia, atitude que para os católicos foi uma lição de humildade. Na missa desta quinta-feira (20), o Celebrante repete o gesto de Cristo e lava os pés de homens e mulheres, escolhidos entre os fiéis.

Jesus ensinava através de exemplos, de gestos, de parábolas. Esse ato de lavar e enxugar os pés de seus discípulos nada mais é do que uma lição de humildade e, ao mesmo tempo de valorização do outro, como pessoa humana, provando que devemos todos estarmos dispostos a ser solidários, a estar mutuamente a serviço dos irmãos em todo e qualquer momento, mesmo para os serviços mais simples os quais sempre são reservados apenas aos servos, aos escravos e aos empregados mais humildes.

São Pedro, naquela oportunidade, não quis admitir que o Senhor lhe lavasse os pés. Jesus, porém, advertiu-o que se ele não se deixasse lavar, seria porque ele mesmo se excluía do grupo, por se julgar diferente dos demais apóstolos. E ao sentir que estava sendo injusto e preconceituoso, imediatamente se adiantou e rogou ao Mestre:

-- Lava-me não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça!


Nós, que pretendemos ser os verdadeiros seguidores de JESUS CRISTO, temos que imitar os seus gestos, não somente através das cerimônias, mas com atitudes concretas, na vida real. Somos cidadãos e vivemos em uma comunidade Cristã, onde todas as pessoas são muito importantes e é preciso que nos lembremos disso a cada instante. É preciso que sejamos solícitos, cooperando e ajudando-nos solidariamente, mas é importante que de vez em quando nos calcemos com a "Sandália da Humildade" e nos curvemos para lavar os pés de quem esteja cansado de tanto andar, lavar os pés de quem esteja sofrendo, os pés de quem esteja precisando de massagem para revigorar e seguir novos rumos e até mesmo os pés de quem mereça ser homenageado.


Nesse sentido, através deste Blog, em nome de nossa Família, tenho o maior orgulho e a maior felicidade do mundo, ao ver a nossa querida Mãe, Dona Elisa Mota, participando das cerimônias tradicionais da Semana Santa de Minas Novas e no exemplo vivo do seu quadro, rogo a JESUS que proteja e ilumine o nosso povo no sentido de que todos possam caminhar juntos nesta Paróquia de São Pedro do Fanado – agora muito mais animada e ativa sob a liderança jovem e competente dos padres Fernando Luiz dos Santos e Dimar Luiz dos Santos, com a participação alegre e exemplar do diácono Luciano Franco Ramalho.


É preciso lembrar, também, que para LAVAR não só os pés, mas para lavar e preservar o corpo e a vida, é necessário a disponibilidade de ÁGUA. Água, que seja pura e abundante como deve ser a água de nossas fontes, de nossos córregos e do nosso maravilhoso RIO FANADO que tem sido tão desrespeitado com os esgotos que nele se atiram e com a exploração criminosa de seus recursos minerais.

Pela importância histórica de nosso município e pela grande demonstração de apreço que os referidos sacerdotes têm pela nossa cultura e pela tradição de nosso povo, LAVAMOS humildemente os pés do Bispo de Araçuaí e nos congratulamos com a Diocese pela felicidade de contar com o serviço invejável desses religiosos que enobrecem nossa cidade e aos quais desejamos tenham aqui uma longa, agradável e frutuosa missão religiosa.


FELIPE MOTA

Minas Novas, 21/03/2008

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog