VERBO PERDER – Conjugação
Fui argüido, via e-mail, por uma bloqueira nossa amiga, que por sinal é professora, sobre a correta conjugação do verbo perder.
Em uma de minhas mensagens eu escrevi "estar preocupado em divulgar alguns textos, mesmo que singelos, não pelo conteúdo literário deles, mas para que não se perca a memória histórica de nosso município ...." frase que foi contestada pela leitora, que se referiu "à concordância" ali usada.sugerindo o uso de "perda".
Diante da dúvida fiquei até apreensivo, de vez que, sendo eu um mero escrevinhador, pudesse ter cometido a derrapada, o que, aliás, de qualquer forma seria imperdoável agressão à nossa linda -- mas tão desrespeitada -- LINGUA PÁTRIA.
Fui pesquisar e trago à luz o seguinte entendimento sobre a polêmica, ao mesmo tempo em que agradeço à atenta pedagoga pela sua boa intenção, pois um dos objetivos deste blog é, justamente, o de incentivar a democrática discussão de temas interessantes, podendo contribuir para o aprimoramento da cultura de nossos inteligentes e estudiosos jovens de Minas Novas.
PERCA – É um verbo (presente do subjuntivo),
PERDA – É um substantivo.
Dicas de Português Por Dílson Catarino
"A morte dele foi uma perca..."
Perca é o Presente do Subjuntivo desse verbo.
Portanto a palavra certa é perda, que provém do latim "perdita", "perdida", mediante uma forma erudita "perdeda", com supressão dos fonemas "de", resultando o substantivo "perda".
No caso do blog contestado, está correta a aplicação de "perca".
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário