sexta-feira, 7 de março de 2008

blog

VERBO PERDER – Conjugação

Fui argüido, via e-mail, por uma bloqueira nossa amiga, que por sinal é professora, sobre a correta conjugação do verbo perder.

Em uma de minhas mensagens eu escrevi "estar preocupado em divulgar alguns textos, mesmo que singelos, não pelo conteúdo literário deles, mas para que não se perca a memória histórica de nosso município ...." frase que foi contestada pela leitora, que se referiu "à concordância" ali usada.sugerindo o uso de "perda".

Diante da dúvida fiquei até apreensivo, de vez que, sendo eu um mero escrevinhador, pudesse ter cometido a derrapada, o que, aliás, de qualquer forma seria imperdoável agressão à nossa linda -- mas tão desrespeitada -- LINGUA PÁTRIA.

Fui pesquisar e trago à luz o seguinte entendimento sobre a polêmica, ao mesmo tempo em que agradeço à atenta pedagoga pela sua boa intenção, pois um dos objetivos deste blog é, justamente, o de incentivar a democrática discussão de temas interessantes, podendo contribuir para o aprimoramento da cultura de nossos inteligentes e estudiosos jovens de Minas Novas.

PERCA – É um verbo (presente do subjuntivo),

PERDA – É um substantivo.

Dicas de Português Por Dílson Catarino

"A morte dele foi uma perca..."

A morte dele foi uma perca...

NÃO!!

A morte dele foi uma perda...

Que ocorre nessa frase, gramaticalmente?

Ocorre que o substantivo correspondente ao verbo perder é perda, e não perca.

Perca é o Presente do Subjuntivo desse verbo.

Vejamos a teoria:

O Presente do Subjuntivo (que eu...) de qualquer verbo provém da 1ª pessoa do singular (eu) do Presente do Indicativo (todos os dias eu...), retirando-se a letra o que termina essa pessoa, acrescentando-se a, para os verbos terminados em er e ir e acrescentando-se e, para os verbos terminados em ar.

Portanto teremos o seguinte, em relação ao verbo perder:

Todos os dias eu perco;
tira-se a letra o e acrescenta-se a letra a:

Que eu perca Que nós percamos
Que tu percas Que vós percais
Que ele perca Que eles percam


Porém a frase apresentada não tem verbo, e sim substantivo.

Portanto a palavra certa é perda, que provém do latim "perdita", "perdida", mediante uma forma erudita "perdeda", com supressão dos fonemas "de", resultando o substantivo "perda".

No caso do blog contestado, está correta a aplicação de "perca".


Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog