sexta-feira, 14 de março de 2008

MUSEU DO JEQUITINHONHA (BABAU!!!)


TIME QUE NÃO FAZ GOL, LEVA GOLEADA E PERDE CAMPEONATO


A cidade de Minas Novas já foi cogitada, nos bons tempos, para ser a Capital do Jequitinhonha e durante mais de 100 anos foi a principal cidade desta imensa região. Há pouco tempo o velho prédio conhecido como "Sobradão" esteve para sediar o importante Museu do Vale do Jequitinhonha, cujo projeto da Professora Nélia Coelho Frota chegou a ser aprovado e a sua implantação estava sendo negociada com os técnicos do IEPHA, IPHAN e da UFOP.



O descaso, a falta de cultura e a péssima articulação do atual prefeito e sua equipe de "zeros à esquerda" fizeram com que o nosso município perdesse a oportunidade de usufruir dos recursos que seriam destinados a esse importante Museu, fazendo com que os investimentos fossem aplicados em outros projetos, a exemplo da CASA DE CULTURA DA CIDADE JEQUITINHONHA.



Parabéns ao povo do município de Jequitinhonha, povo feliz e culto que é governado por um prefeito competente.

Meus pêsames para a cada vez mais desprezada antiga Vila do Fanado das Minas Novas. INFELIZMENTE!

Segundo fontes da Secretaria de Cultura seus técnicos se cansaram de esperar pela boa vontade das autoridades de Minas Novas, que só tentaram fazer alguma coisa para salvar o projeto há poucos dias atrás, quando o Museu de Jequitinhonha praticamente já estava para ser inaugurado no lugar onde a Cultura foi mais prestigiada: Na cidade de Jequitinhonha.


Interiorização - Notícias


14/03/2008 - Presente para Jequitinhonha

NOTÍCIAS-14/03/2008: Cidade de Jequitinhonha, localizada no Baixo Vale, ganha Casa de Cultura.


29/02/2008: Araçuaí ganha cinema


09/01/2008: Prefeito de Minas Novas visita a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais


21/12/2007: Interiorização a todo vapor


12/12/2007: Capital da Cultura Brasileira, São João del-Rei, ganha duas publicações


MAIS NOTÍCIAS


Cidade de Jequitinhonha, localizada no Baixo Vale, ganha Casa de Cultura, que terá sede num casarão da década de 1921. O imóvel foi restaurando, mantendo o estilo típico da época, no modelo colonial e neoclássico.

Conhecido pelo seu rico artesanato em cerâmica e por desvendar, para o Brasil e o mundo, em meio às dificuldades de uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, o talento de artesãos como Dona Isabel, Ulisses Pereira, Dona Mundinha, Ulisses Mendes, João Alves e Dona Pedra, o Vale do Jequitinhonha, localizado no Norte do Estado, está prestes a ganhar um centro cultural. Graças a Secretaria de Estado de Cultura e ao Instituto Cultural Dona Mercedes, será inaugurada, no mês de março, no município de Jequitinhonha - situado no Baixo Jequitinhonha -, a Casa de Cultura de Jequitinhonha (Rua Benedito Valadares, 84, Centro).

Instalada num casarão da década de 1921, edificação típica da época, que segue estilo colonial e neoclássico, construída pelo Doutor Olinto Martins da Silva (presidiu a Câmara Municipal de Jequitinhonha), a Casa de Cultura de Jequitinhonha foi concebida por Pedrito Ribeiro Rodrigues, presidente e idealizador do Instituto Cultural Dona Mercedes (a origem do nome é uma homenagem a sua mãe). Destinada a população da região e aos municípios vizinhos, a casa vai dispor de salas para exposições, biblioteca cultural, sala de vídeo, espaço para ações culturais e educativas como oficinas, cursos e palestras, além de uma reserva técnica que irá abrigar o acervo permanente de quadros de pintores mineiros, com cerca de 180 obras.

Outras informações sobre a Casa de Cultura de Jequitinhonha estarão disponíveis em breve.



Um comentário:

Carlos Mota disse...

Querido Mano Lalau,

Você não imagina a alegria que me contagiou ao ler, ou melhor, devorar, linha por linha o seu blog, voltado para as coisas de Minas Novas e, ao mesmo tempo, para as coisas do mundo. Aliás, alguém disse que a melhor maneira de falar do mundo é falar sobre a aldeia de cada um.

Costumo frequentar sites de busca da internet onde clico termos como "Minas Novas", "Fanado", "Bonsucesso" e outros que com eles se relacionam. Apesar da grande quantidade de menções - históricas, em sua maioria - o resultado é de uma indigência sem igual. Não sei se por preguiça ou pela falta de talento, certo é que os nossos conterrâneos ainda não despertaram para as potencialidades da grande rede, no que se refere à divulgação de idéias, de forma quase gratuita.
Por muito tempo cogitamos publicar um jornal, mas os custos de sua impressão frustraram nossos planos. Isso, todavia, não pode mais ser considerado pretexto para que possamos dispor de um veículo de informações, críticas e debates. E esse veículo, agora, é o seu blog!
Tendo sido seu discípulo, sei que você reúne plenas condições de, sobretudo, manter o blog, o que não é fácil, haja vista centenas de blogs que morrem no nascedouro, justamente em razão da falta de pessoas dispostas e aptas a abastecê-los de informações. A prova de sua competência e disposição já pode ser sentida no que até agora foi escrito por você. Noto que "ajudantes" ou "camaradas" como o Zé Pinheiro e Jaqueline, entre outros, já estão surgindo, o que é prenúncio de que sua "Maromba Virtual" será um sucesso. Que outros "calungas" e "candongueiros" apareçam! Que surjam também "foliões" para participar de sua "Bandeira do Divino Eletrônica", conferindo a pitada alegre e descontraída, que ora falta ao blog e que é natural: realmente não dá pra rir - sim, pra chorar - tal o desmantelo que se abateu sobre a nossa querida Minas Novas.

Parabéns! Dê linha em seu coió eletronico!

Abraços do Mano Carlos Mota.

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog