domingo, 2 de março de 2008

MORREU WENCESLAU SENA COSTA

IMAGENS VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS:
Assim era o conjunto de cachoeiras e corredeiras do Rio Fanado, até bem pouco tempo, quando havia respeito com a natureza e não era permitida a retirada de areia nesta região -- como agora está ocorrendo de forma escandalosa e criminosa com exploração desse material por um grupo de irresponsáveis que assim agem com a expressa autorização da Prefeitura e, por incrível que pareça, até mesmo com o conhecimento (e naturalmente com a omissão) das autoridades locais. Pelo menos é esta a impressão que fica, diante do descaramento dos agressores que ficam até bravos quando indagados se o que estão fazendo não é crime ambiental.

Conversei com diversas pessoas e nota-se claramente que grande parte da população está indignada com tanta aberração. A maioria dos moradores da cidade, porém, tem receio de retaliações e até mesmo não esconde o medo de opinar sobre estes fatos e geralmente se esquiva e desconversa, quando abordados nesse asssunto. Esse temor decorre da fama de violentia que tem o principal empresário que domina o comércio de areia na cidade, por se tratar de um indivíduo que, na verdade, tem extensa folha corrida de crimes cometidos na comarca e que vem agindo livremente, batendo no peito e se dizendo protegido do ex-senador Murilo Badaró.












FOTOS ANTIGAS DA BARRAGEM DE MINAS NOVAS


Este foi um dos muitos piqueniques de que participei, no local logo abaixo da antiga usina, quando as águas do lindo canal, após passarem pelas turbinas do gerador de energia, voltam para o leito normal do Rio Fanado formando várias corredeiras.


Veja em que estado de calamidade ficou o lago da barragem, cuja comporta foi aberta para que areia fosse levada, quando as enchentes ocorrem, para que fique mais fácil a sua retirada nas praias mais próximas da cidade. Com esse processo todos os poços abaixo da represa encontram-se completamente assoreados e houve uma grande mortandade de peixes em todo o curso do rio.




Estes são os meus amigos Tim Vieira (diligente e esforçado vereador no município), o comerciante Lourenço e Pepa Lanquinho (tradicional amansador de burro bravo), que estavam no Balneário, num momento de descontração, enquanto esperavam para serem servidos com o delicioso franquinho caipira com quiabo que ali é uma das melhores tradições da culinária fanadeira, mantida pela maior cozinheira daquelas bandas que é a minha amiga Diva, esposa do Lourenço e filha do saudoso Tiago (capitão dos tamborzeiros e presidente-rei da Justiça Divina).

UMA TRISTE NOTÍCIA: A vida é feita de alegrias e tristezas e, infelizmente, às vezes somos surpreendidos com algum fato de que jamais gostariamos de anunciar. Entretanto, não podemos fugir à realidade. Perdi uma das minhas principais fontes de informações sobre a nossa Minas Novas antiga. Tive a triste notícia do falecimento do meu tio-bisavô WENCESLAU SENA COSTA, o último irmão de minha bisavó Idalina Sena, que havia 76 anos morava em Belo Horizonte, onde deixou uma linda família composta de esposa, 5 filhos, muitos netos, bisnetos e tataranetos. Esse nosso querido parente e amigo faleceu com quase 100 anos e somente parou de trabalhar a pouco mais de 6 meses. Durante 60 anos, sem jamais tirar férias, foi funcionário do CAFÉ PALHARES, tradicional restaurante que fica no centro de Belo Horizonte e ali era o primeiro a chegar, ainda de madrugada, para preparar as salsichas, linguiças e caldos, pois esta era a sua especialidade. Durante vários anos eu compareci ao Palhares, pelo menos uma vez por semana, somente com o objetivo de bater um papinho rápido com ele que, alías, não gostava muito de se lembrar do tempo de sua infância e juventude. Segundo ele dizia, sua vida na sua terra natal não lhe deirara muita saudade, mas de vez em quando ele me fazia algumas revelações que eu gravei e das quais vamos falar neste blog. = = = = = = = = = = = =

Por falar em Minas Novas e também em restaurante, descobri aqui perto de minha casa um local muito interessante, um ótimo restaurante que se chama CHICO DO PEIXE onde, depois de lá comparecer por diversas vezes descobri que o proprietário é filho do meu saudoso amigo NORETO SENA.


Tenho voltado lá, pois além da ótima qualidade da comida e do excelente atendimento, sem qualquer exploração nos preços, o Chico tem-se revelado um ótimo amigo, muito bem parecido com seu pai. Neste blog vou abrir espaço para estar sempre dando suas notícias, falando dele e de seu restaurante pois, para mim, é uma satisfação muito grande descobrir conterrâneos aqui em Belo Horizonte que estejam progredindo e honrando o bom nome de nossa terra.<==
Estive rapidamente em Minas Novas, logo depois do carnaval e de lá voltei com muita tristeza. Confesso que até chorei ao ver a situação em que se encontra a Barragem do Rio Fanado. Não vou fazer qualquer comentário, vou apenas divulgar algumas fotos, algumas que foram tiradas há algum tempo e outras que foram reveladas mais recentemente. Comparem-nas.

Nenhum comentário:

CONFIRA AQUI OS LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA FÍSICA

Cursos Online é Cursos 24 Horas

LIVROS RECOMENDADOS

  • ANÁLISES DE CONJUNTURA: Globalização e o Segundo Governo FHC - (José Eustáquio Diniz Alves /Fábio Faversani)
  • ARTE SACRA - BERÇO DA ARTE BRASILEIRA (EDUARDO ETZEL)
  • AS FORÇAS MORAIS - (José Ingenieros)
  • CONTOS - (Voltaire)
  • DICIONÁRIO DE FANADÊS - Carlos Mota
  • DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - (Cervantes)
  • ESPLÊNDIDOS FRUTOS DE UMA BANDEIRA VENTUROSA - (Demósthenes César Jr./ Waldemar Cesar Santos)
  • EU E MARILYN MONROE & O OUTRO- CARLOS MOTA
  • FRAGMETOS - (Glac Coura)
  • HISTÓRIAS DA TERRA MINEIRA - (Prof. Carlos Góes)
  • http://www.strategosaristides.com/2010/12/cronicas-do-mato.html
  • IDAS E VINDAS - (Rosarinha Coelho)
  • MOSÁICO - (Glac Coura)
  • O CAMINHANTE - (José Transfiguração Figueirêdo)
  • O DIA EM QUE O CAPETA DESCEU NA CIDADE DE MINAS NOVAS - (João Grilo do Meio do Fanado)
  • O MITO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - (Celso Furtado)
  • O NOME DA ROSA - (Umberto Eco)
  • O PRÍNCIPE - (Maquiavel)
  • O SEGREDO É SER FELIZ - ROBERTO SHINYASHIKI

ORIGEM DOS ACESSOS PELO MUNDO

Arquivo do blog